segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Desafios do educador

Olá amigos! Outro dia estava em um grupo de professores discutindo um texto sobre os "novos desafios do educador" de José Manuel Moran (talvez alguns já leram) e alguns pontos me chamaram a atenção. Pensei em compartilhar com voces algumas idéias, pois a discussão me deixou profundamente angustiada diante do que percebo da postura de um número significativo de colegas, o que é uma pena. Seguem algumas frases e se quiserem ler o texto na íntegra o endereço está no final dessa postagem.

* Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções.

* ... o educar como um orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido, onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem.

* Para um educador a junção da fala competente com a pessoa coerente é poderosa.

* o professor de hoje precisa crescer profissionalmente, atento a mudanças e aberto à atualização.

As frases no contexto do texto dizem muito mais.... vale a pena conferir no site http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm
Bjs e boa semana a todos. Leila

4 comentários:

Sandra disse...

Leila!
Não cheguei ler todo o texto.
Mas os subtitulos, passei o Olho. Muito bom.
Quando puder, vou todo ele.
Agora estou muito envolvida com a teoria/ conteúdo do auto escola.Sim estou fazendo.rs...rs...rs. Não está nada fáxil. Muita leitura, as infrações/penalidade.Que loucura aquela. Tem prva de simulado de 40 questão- média 8,0. Quem não tira,refaz.A prova mesmo, é só em Dezembro. Mas no auto escola, tem duas.
Mas chego lá.
Bjs.
Sandra.

Sandra disse...

Leila!
Aproveito o espaço para avisar wue o Willian esta com catapora. Está tudo pintado, até a cabeça. Deu muito forte.
Segundo o médico ele só vai poder voltar no dia 31/10/. já que o atestado vai até dia 30/11/08. Vou levá-lo amanhã,novamente ao médico e pegar o novo atestado.
Provavelmente terá que fazer os trabalhos e provas finais em casa.
Agradeço a comprenção.
Bjs.
Sandra.

Nossas Experiências disse...

Oi colega,

Por vezes "evito" pensar ou refletir nas frases que inseristes em seu post.
Temos muitas questões a serem feitas e também serem cobradas, pois muitas vezes a cobrança é benefica. Não achas???

Abraços

Geográfica disse...

A Educação dispenca, a gente sente, vê e lamenta mas são muitos os desafios a serem alcançados, e como aprendi na tenra juventude, para destruir uma sociedade pode se contar pelo tempo histórico,para consertá-la use o tempo geológico e olhe que acredito na mudança,risos. Mas atrás de uma brincadeira sempre a um fundo de verdade.